O Governo Municipal de Volta Grande por meio da Secretaria de Cultura e Turismo irá realizar na quarta-feira (17/03), uma live especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O evento terá início às 19:30 e conta com a participação da psicóloga e psicanalista, Elizabeth Damasceno, da socióloga e filósofa, Cida de Jesus, do Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Volta Grande, Júlio Mendes.

Outros nomes que irão participar do evento são Flávia Granado, Delegada de Polícia de Pirapetinga e Marquinho Lemos, deputado estadual e autor do PL denominado “Chame a Frida”.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Mendes, a live foi pensada com a intenção de quebrar paradigmas e estereótipos femininos, assim como por meio da cultura romper com estigmas e provocar a reflexão sobre o papel e os lugares que as mulheres ocupam ao longo da história.

O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

No mundo inteiro, a data ainda é comemorada, mas ao longo do tempo ganhou um aspecto “comercial” em muitos lugares.

O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países, como a própria Rússia, onde as vendas nas floriculturas se multiplicam nos dias que antecedem a data, já que homens costumam presentear as mulheres com flores na ocasião.

Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de Março, conforme é recomendado pelo governo – mas nem todas as empresas seguem essa prática.

Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres.

No Brasil, a data também é marcada por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.

Certamente, o 8 de Março é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência contra a mulher, do feminicídio, do aborto, e da própria diferença salarial”, observou o secretário.

Há mais de um século, o Dia Internacional da Mulher é um símbolo das lutas e reivindicações pelos direitos das mulheres. O 8 de março é um momento de reflexão sobre as conquistas das mulheres, mas também um momento de reafirmação da luta contra as desigualdades de gênero, que, infelizmente, continuam.